Beterraba no forno

Fazer beterraba no forno é como ter um kit mãos livres. Permite-nos fazer outras coisas, entre as quais ler um livro. Não se esqueça de colocar um alarme, para que o final da história não tenha um final infeliz.

Para que fique claro, as beterraba não precisam de ser cozinhadas. Quando cortadas muito finas, são excelentes para misturar numa salada ou como acompanhamento de um peixe ou carne grelhada. Para quem está à procura da beterraba como forma de complementar o esforço no ginásio o ideal é mesmo crua (os estudos indicam que pode ajudar a recuperação e a melhorar o desempenho), por exemplo em sumo. Outros dos benefícios é que também ajuda o sistema imunitário, sendo rica em nutrientes (vitamina C, B, assim como minerais essenciais).

No entanto, beterraba no forno torna-se quase uma guloseima saudável e um acompanhamento inesperado para um jantar mais descomprometido.

Ingredientes
Beterrabas pequenas (de preferência biológicas)
Óleo de coco
Sal
Mel (opcional)

Preparação
1. Aquecer o forno a 200 ºC. Cortar a rama da beterraba, deixando um bocado da rama (contém ferro, proteína, fósforo, zinco, fibra, vitamina B6, magnésio, potássio, vitamina A, vitamina C e cálcio).
2. Lavar muito bem e cortar as beterrabas ao meio. Colocar num tabuleiro de ir ao forno e temperar com o óleo de coco, sal e um fio de mel.
3. Deixar cozinhar no forno durante 20 a 30 minutos. Pode servir quente ou frio.

Nota: apesar de os adultos dizerem sempre que não se deve brincar com a comida, os meus filhos adoram fingir que estão cheios de sangue.