Como transformar o punho de uma camisa num laço

Eram os punhos substitutos das camisas do meu pai. Agora, são alfinetes lindos de morrer que adoro usar com uma T-shirt. Para mais, é um projeto acessível para qualquer analfabeto em costura.

A palavra de ordem é: nunca deite um tecido fora. O meu pai costumava mandar fazer as camisas por medida e vinham sempre com os colarinhos e punhos para substituir. Estes ficaram para trás e quando a minha mãe os encontrou perdidos numa gaveta, foram rapidamente reutilizados. Normalmente, ao pé dos punhos e dos colarinhos estará sempre um pouco de tecido da camisa, que costuma ser utilizado se for necessário fazer algum remendo. Guarde isso também. Uma das minhas lojas favoritas para comprar tecidos ou ferramentas é a Retrosaria da Rosa Pomar ou então a Botão Dourado, na rua da Madalena 115, em Lisboa. Lá encontrará tudo o que precisa.

O que vai precisar para um laço
– 1 colarinho
– 1 pedaço de tecido igual ao colarinho, com 4 cm de largura, por 8 cm de comprimento
– 1 alfinete
– tesoura
– linha de coser e agulha
– 1 botão pequeno, que caiba na casa do punho

Como fazer um laço
– Lave todos os tecidos em primeiro lugar e passe a ferro
– Com a ajuda do ferro dobre a fita de 4 cm, 1 centímetro de cada lado para dentro. Coloque de lado.
– Cosa o botão no punho, de forma a que passe na casa.
– Agarre no colarinho e aperte no centro, cosendo um lado ao outro. Não precisa de se preocupar em que fique perfeito, pois será tapado pela fita.
– Coloque a fita por cima, cosendo no fina.
– Por cima da costura coloque o alfinete. Se tiver uma agulha curva como esta, use-a pois dará mais jeito.
– Use!

Estes laços ficam o máximo com uma T-shirt ou numa camisola. Acima de tudo, fica com algo único, que fez com as suas próprias mãos. É um projecto que não leva mais de meia hora a concretizar, é portátil (pode fazê-lo em qualquer lado) e ainda pode pensar em oferecer algum laço no Natal. Alguém interessado?