Mylla cultiva inspiração nórdica em Campo de Ourique

Mylla lembra os países nórdicos, mas tem preços para portugueses. A partir de 8 euros (ou menos) pode levar para casa (ou a oferecer a quem goste muito) uma peça de inspiração nórdica

A Mylla foi uma descoberta involuntária. Fora do centro (e confusão) de Campo de Ourique, esta pequenina loja lembra uma ilha, inspirada e centrada nos países nórdicos. A proprietária, Anna Nordberg, é sueca e já vive em Portugal há 11 anos, e as peças são escolhidas pela própria e pela irmã, muitas delas vindas de muitos países, mas todas com a estética irrepreensível dos países do norte da Europa. Na verdade, até na arrumação da loja se percebe a capacidade de organizar e fazer com que pareça que cada peça tem, desde sempre, a sua posição bem definida.

Apesar de todas as grandes mudanças que a cidade de Lisboa está a sofrer e de por vezes sentirmos que esta cidade já não é nossa, é também refrescante perceber que continuam a aparecer pequenos negócios, com alma e feitio de comércio tradicional, mas que veem responder aos nossos desejos de design e peças lindas.

Castiçais, estufas de vidro, o apreço pelas plantas e pela sua capacidade de decorar uma casa (ver este livro), tapetes, lanternas de exterior e interior, entre muitas outras peças, são só um cheirinho do que poderá encontrar nesta pequena loja. Além de todos os produtos, encontrará também ideias para implementar em casa, como a grade de construção que decora uma das paredes da Mylla e que noutro lado seria um material ignorado. Anna não se refreia em partilhar conhecimento: se quiser compras as peças de DIY perfeito, senão não se admire se a proprietária lhe oferecer os melhores truques de como o fazer você mesmo.

O culto das plantas é feito por toda a loja e poderá muito bem acontecer-lhe sair da mesma com coentros ou couve portuguesa para plantar. Fiquei também fascinada com as bolas de sementes, uma forma original e prática de fazer batota quando queremos mesmo que ter um jardim que funcione. Com estas bolas de sementes não precisa de plantar, bastando polvilhar as mesmas num pedaço de terra, sendo que cada bola contém entre 30 a 150 sementes e que poderá ver resultados entre 2 a 6 semanas. As sementes estão envolvidas em argila, composto e pó de chilli: a argila atua como um protetor contra os pássaros ou formigas e o chilli ajuda a afastar formigas ou lesmas, permitindo que as sementes germinem sem dificuldade.

Recomendo uma visita, quer seja para investigar uma prenda, retirar algumas ideias ou simplesmente cumprimentar Anna, que mesmo num dia de chuva se apressou a abrir porta, antes de estar na hora certa de o fazer, e me disse um simples “Bom Dia”, a sorrir, rematando com: “as plantas vão adorar estar hoje lá fora”.

Onde: Rua Almeida e Sousa, 55B, Campo de Ourique. Horário: Fechado ao domingo, segunda e feriados.