Bolas de cacau e avelã (sem açúcar e com muita energia)

Precisa de energia? Este é um snack perfeito para quem anda de costas voltadas ao açúcar e quer ingredientes saudáveis e naturais.

O caso contra o açúcar ainda agora começou. Uma verdadeira toxina que altera o metabolismo e vicia (vale a pena ler este artigo), é ainda um dos grandes responsáveis pela obesidade e diabetes. Esta receita oferece-lhe energia mas, mais do que isso, impede-a de ir ao café cair em tentação e acabar com um kit kat na mão. Além de ter rimado, basta ter um processador com potência, cerca de 10 minutos e colocar no frigorífico.

Ingredientes
150 g de avelãs
300g de tâmaras
2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
4 colheres de sopa de cacau (extra para polvilhar)
1 1/2 colher de sopa de óleo de coco

Preparação
1. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos e triture até formar uma pasta. Acrescente um pouco de água, se necessário.
2. Coloque o cacau extra num prato. Retire pequenas quantidades da pasta, molde pequenas bolas e passe pelo cacau, um dos alimentos sagrados para os Aztecas e para os Maias, ficando com o aspeto de trufas. Coloque no frigorífico durante uma hora ou no congelador cerca de 15 minutos. São boas firmes e fresquinhas. Pode guardar num recipiente hermético, durante uma semana no frigorífico.

Nota: Se ainda não está convencido que o açúcar lhe faz mal, recomendo sempre este artigo que traduz aquilo que um rótulo tem, de forma visual. Ui!