Cordyceps e café: como me apaixonei por um fungo que me oferece energia

O mais normal seria encontrar cordyceps numa floresta, agarrado a uma lagarta. Mas agora estão no seu café. O que podem fazer por si e porque estou 100% apaixonada.

Colocar cogumelos no meu precioso café estava longe de ser um dos meus objetivos ao pequeno-almoço ou como um pré-treino. Na verdade, colocar ou ingerir qualquer tipo de fungo estava fora da minha lista de prioridades. Até que me apresentaram ao maravilhoso mundo dos cordyceps (que por acaso são um parasita que cresce nas larvas dos insetos, não querendo retirar o entusiasmo a ninguém). E, sim, bem sei que estamos a falar de um universo de mais de 1.5 milhões de fungos. Mas não. Estes não são nem venenosos, nem psicadélicos. Se quiser saber mais, uma boa recomendação é o livro Healing Mushrooms: A Pratical and Culinary Guide to Using Mushrooms for Whole Body Healthy, de Tero Isokauppila.

Apesar de a comunidade cientifica ainda afirmar que os estudos existentes ainda não são suficientes para comprovar todos os benefícios destes cogumelos, a verdade é que os mesmos são usados à milhares de anos na medicina tradicional chinesa. Inseridos na categoria dos adaptógenos, estes cogumelos podem ser considerados um superalimento.  Rachel Landon, naturopata, especialista em iridologia e autora do livro Super Ervas (Nascente), os adaptógenos “são um grupo de ervas que sustenta e reequilibram o corpo, permitindo-nos adaptar-nos a fatores de grande stresse (…). Os adaptógenos auxiliam as glândulas suprarrenais e todo o sistema endócrino. Ajudam a relaxar e a reequilibrar o corpo, resistindo ao stress, ao adaptarem a resposta do corpo e aumentarem a sua vitalidade geral”.

Mas o que têm os cordyceps a ver com o café?
Segundo a Four Sigmatic, uma das empresas a produzir café com cordyceps, além de fornecerem energia, stamina e performance desportiva, os cordyceps são estudados pelas suas propriedades antioxidantes. Logo, um excelente pré-treino. Existem como um combinado com café (o meu preferido), mas também podem ser consumidos como um elixir, que pode ser adicionado a smothies e até a granolas e outras receitas. E, claro, se quiser também pode simplesmente comprar cordyceps em pó ou em comprimidos e optar por tomar todas as manhãs. Mas não será tão saboroso, claro!