Guia de Ubud, Bali: onde comer

Um guia de onde comer em Ubud, num equilíbrio entre o que adoramos e o que achamos sustentável para ir com duas crianças e toda a gente ficar feliz. A não perder, mesmo que esteja só de passagem..

Ubud é um dos melhores locais para experimentar a cozinha local em Bali, com restaurantes para todos os gostos. Vendo bem, a melhor parte de qualquer viagem tem a ver com comer. Para os descrentes, a comida também é cultura e parte significativa da identidade de um povo. Principalmente quando o nosso destino se encontra na Ásia. A cozinha balinesa pode ser mais refinada, bastante simples, picante (muito!) ou perfeita para crianças.

FOLK Pool & Gardens
Pense num oásis e o mais próximo disso será o Foolk Pool & Gardens. Perfeito para uma pausa alargada, o Folk é um restaurante/piscina, mesmo no centro de Ubud. A comida é ótima, mas o ambiente é ainda melhor. Pode alugar uma cabana, reservar umas espreguiçadeiras ou simplesmente parar para comer algo. Um conselho: alugue uma cabana e mergulhe não só na piscina, mas também na ementa. A não perder o hambúrguer de caranguejo de casca mole.

Morada
Jalan Monkey Forest
(por detrás do restaurant Liap Liap)

BALI BUDA
Perfeito para pequeno-almoço ou almoço (embora também esteja sempre cheio ao jantar). Aqui não há nada que não seja bom. A Tutti-Frutti Bowl (smothie de iogurte com fruta da época, fruta fresca, granola caseira, flocos de coco e sésamo preto) convenceu toda a gente, além de ser saudável. De experimentar é a salada Bali Buda Bowl, o tradicional Gado-Gado (vegetais ao vapor com bolo de arroz e um molho de amendoim) e qualquer uma das bebidas super saudáveis que prometem fornecer um boost ao organismo. No restaurante não deixe de experimentar os tapetes de relva (gratuitos) que lhe permitem estar em contacto com a natureza. Mesmo ao virar da esquina, encontra-se a loja do Bali Buda, o mini mercado ideal para umas pequenas compras ou para trazer uns presentes gourmet para os apaixonados por cozinha saudável (a não perder o doce de maracujá e a spirulina em pedaços).

Morada
Jl. Jembawan 1 No.1

CLEAR CAFÉ
Ubud – “medicina” em sânscrito – conquistou o seu nome porque foi em tempos um centro para tratar a mente e o corpo. Até hoje essa influência ainda é visível um pouco por todo o lado: centros de ioga, opções saudáveis para comer, meditação, etc. O Clear Café assenta nesta missão com perfeição. O menu é vasto, com inúmeras opções vegetarianas. Os batidos fizeram sucesso com as crianças, o kombucha connosco, a “Dragon Bowl” com camarão tigre e muito mais. Tem de deixar os sapatos à entrada e um dos locais favoritos das crianças foi uma mesa baixa, mesmo em frente à cortina de água, em que comemos em almofadas no chão. Se pensar em jantar o melhor é reservar.

Morada
Jl. Hanoman n.8

LIAP LIAP
Apetece-lhe um grelhado? Ótimo. No Liap Liap vê toda a ação a acontecer na grelha, com direito a algum fumo, mas também refeições deliciosas, com inspiração balinesa.

Morada
Jalan Monkey Forest

TULEN
Recentemente inaugurado, a vista é linda, o serviço ótimo e a comida uma verdadeira descoberta aliada a qualidade. Um pouco afastado do centro, a vista recai nos campos de arroz, mas também no muro que apresenta o rosto de quem trabalha os campos (na abertura do post). Segundo o dono, croata de nascença mas com o coração na Ásia, o restaurante vem preencher uma lacuna em Ubud: pratos de inspiração verdadeiramente balinesa. Mas, para quem está com saudades de casa, o bife grelhado é inesquecível. Segundo os nossos filhos “o melhor bife de sempre”. A não perder o bolo cru de chocolate e amendoim.

Morada
Jl. Sri Wedari, Desa Junjungan
+62 361 9825 44

WATERCRESS
Mesmo do outro lado do Folk Pool & Gardens, está o Watercress. Um restaurante todo aberto, em que a ementa não deixa ninguém desolado. Desde os smothies, passando por apetitosas saladas ou hamburgers de peixe, há muito por descobrir para vegetarianos ou não vegetarianos. Perfeito para tomar o pequeno-almoço ou fazer um brunch.

Morada
Jl Monkey Forest Road

TUKIES – The Coconut Shop
Está um calor abrasador e sente-se cansado. Esta é a desculpa perfeita (mesmo que sejam 10h da manhã) para entrar na Tukies e pedir um gelado de coco. E, já que lá está, compre um pacote de coco ralado e traga para casa. Não se vai arrepender. A loja é facilmente reconhecível pela pilha de cocos que tem à entrada.

Morada
Jl. Raya Ubud No.14

MILK & MADU
Perfeito para um copo ao final do dia ou para quem lhe apetece uma quebra na comida balinesa (ou tem filhos a implorar por comida “diferente”). As pizas são feitas em forno com pedras de lava e têm o dom de acalmar os ânimos mais inquietos (e os estômagos também). Mas, se quiser algo mais light, não se preocupe. Também há. Experimente o café porque estes senhores levam esta questão a sério. E aproveite para se deliciar com a La Marzocco vintage.

Morada
Jalan Suweta n.3

E ainda…
Por mais incrível que pareça, foram os nossos dois restaurantes favoritos e não temos fotografias de nenhum. Atribuo esta falha ao facto de estarmos tão concentrados na comida e no ambiente, que fotografia foi a última coisa que nos ocorreu. São os dois imperdíveis.

CASA LUNA
Com jazz à quinta-feira à noite, é um dos nossos favoritos. A comida é divina, o espaço fantástico e se tiverem sorte ainda podem avistar uma cobra como nos aconteceu. Um dos favoritos das crianças, vale a pena experimentar um prato diferente todas as noites (a tarte de lima é lendária). A proprietária é Janet De Neefe, uma australiana que se apaixonou por Bali há mais de 30 anos, e que está por detrás do Festival de Comida em Ubud. Se viajar sem crianças pode sempre inscrever-se numa aula de cozinha na Casa Luna Cooking School.

Morada
Jl. Raya Ubud (na rua principal, a poucos minutos a pé do mercado de Ubud)

BEBEK BENGIL (DIRTY DUCK)
Apesar de todos os meses abrirem e fecharem restaurantes em Ubud, este é um dos clássicos que não vai querer perder. Um dos poucos restaurantes no centro de Ubud com vista para campos de arroz, aqui não há margem para dúvidas: o pato é a escolha. A ementa é toda dedicada ao pato: frito, em molho picante, grelhado, em arroz…. A especialidade que é pato fumado tem de ser encomendada com 24 horas de antecedência. Existe um restaurante mais formal, mas é muito mais interessante reservar um dos pondoks tradicionais em bamboo (mesas corridas, com almofadas, com vista para os campos de arroz).

Morada
Jl. Hanoman, Padang Tegal