Receita: Limões preservados em sal e especiarias

Quando a vida nos dá demasiados limões o que fazemos? Preservamo-los em sal e especiarias e colocamo-los primeiro num frasco, depois em pratos deliciosos (só para não se ficarem a rir!).

Limões nunca são demais. Apesar de não ter nada contra a limonada, sou mais a favor de limões preservados em sal e especiarias e até em chutney. Pode usar qualquer tipo de limão: Eureka, Siciliano, Lisboa, Meyer. A ideia é aproveitar o que tiver à mão (não se esqueça que o verão está a começar e vai ter que dar uso aos figos em excesso!). Inspirada num dos livros de receitas que andamos a consultar de momento (The Beauty Chef), esta receita é muito usada nas tagines no Norte de África, mas fica deliciosa em saladas de quinoa, bulgur ou outro grão, pratos de massa e em grelhados ou assados no forno.

Ingredientes
1 kg de limões , mais 1 a 2 limões extra para sumo
1 colher de sopa de sementes de coentros
1 colher de sopa de sementes de cominhos
1 colher de sopa de sementes de funcho
2 colheres de chá de pimenta preta inteira
1 colher chá de flocos de chilli
½ chávena (150g) de sal dos Himalaias ou sal marinho
6 folhas de louro

Preparação

  1. Esterilize um frasco com capacidade para 2 litros (com tampa de rosca ou com fecho de metal e borracha).
  2. Corte os limões em quartos, mantendo as bases intactas
  3. Torre as especiarias numa frigideira em lume baixo, até começar a sentir o aroma.
  4. Junte o sal e as especiarias numa taça.
  5. Encha cada limão com um pouco da mistura das especiarias.
  6. Arrume os limões de forma muito apertada no frasco, com a parte cortada para cima. Vá polvilhando com a mistura das especiarias.
  7. Usando um pilão ou até com uma colher de pau, empurre os limões no frasco para libertarem o sumo. Introduza as folhas de louro à volta do frasco. Feche e coloque num local fresco durante a noite.
  8. Na manhã seguinte, empurre novamente os limões e acrescente sumo de limão para que os limões fiquem completamente submersos.
  9. Mantenha à temperatura ambiente durante 6 a 8 semanas, até que a casca fique tenra. Vá invertendo o frasco para que as especiarias se espalhem de forma uniforme.

Nota
– O processo de fermentação retira o sabor amargo da casca, tornando-a ideal para completar um prato e oferecer um sabor inesperado. No entanto, também pode usar a polpa, tendo em atenção que tende a absorver o sal.

– Após o período de fermentação das 6 a 8 semanas, pode colocar no frigorífico onde se aguentará até 1 ano.

Sabia que:
O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C e em limoneno (que lhe confere o cheiro forte característico), que oferecem ao limão atributos antioxidantes importantes: previnem o envelhecimento precoce e melhoram o sistema imunológico.