Olá, sou eu
Tenho oito braços e estou apenas interessada em tudo.
Olá. Sou eu. Em 2 minutos.
PULPO é para todos os que acreditam que as melhores coisas na vida podem ser encontradas à mesa ou quando menos esperamos. De preferência entre amigos, família ou inseridos numa comunidade. Para aqueles que já descobriram ou estão em vias de descobrir que a partilha de uma chávena de farinha, conhecimentos ou recursos torna a vida sempre mais interessante e mais autêntica.
O meu nome é Ana e tenho crescido bastante. Sou mãe de dois filhos, diretora da Saber Viver, consultora editorial, desportista assumida e com um apetite enorme por novos ingredientes e experiências culinárias. Vivo no coração de Lisboa, mas produzo azeite e vinho em plena Beira Baixa, e esforço-me por viver melhor. Todos os dias. Este projeto é sobre tudo isto. Sobre ter oito braços, um cérebro voraz e querer aproveitar pequenos e grandes momentos e transformá-los em algo incrível.
Olá. Sou eu. Em 10 minutos.
Ao contrário de muitos bloguers que sigo, editoras de revistas que leio, autores que acompanho, nem sempre estive interessada em comida. Na verdade, provavelmente era a menor das minhas preocupações. Não adoro cozinhar desde que nasci e confesso que tenho saudades de chegar a casa e ter uma refeição caseira preparada pela minha mãe à minha espera. Mas não me interpretem mal: sempre adorei comer. Principalmente se não tivesse de cozinhar.
No entanto, como acontece a todos, cresci. Com o nascimento dos meus dois filhos, aprendi a ver a comida de outra perspetiva. De repente, queria saber de onde vinha a comida, quem a tinha cultivado, quais os nutrientes, benefícios, sabores… Mais ou menos na mesma altura, também descobri Michael Pollan e Michio Kushi, entre outros. Todos precisamos de ídolos e estes tornaram-se os meus. Tudo o que defendem faz sentido: não comer nada que as nossas avós não considerassem comida, ler os rótulos, não aceitar nada com mais de dois ou três ingredientes e, principalmente, se não soubéssemos o que eram os ingredientes.
Grande parte da minha vida profissional tem sido passada como jornalista, editora e, mais recentemente, como consultora editorial e diretora de uma revista feminina. Se no decorrer da minha vida profissional aprendi algo foi que a criatividade e a imaginação se podem expressar de formas muito diferentes. A realidade é que na comida encontrei um mundo que valia a pena explorar, um mundo de ligações entre ingredientes e pessoas, que nos permite ter poder sobre o nosso corpo e o que podemos exigir do mesmo.
Fale comigo | pulpoproject@gmail.com
PULPO foi criado foi criado por Ana Ferreira e por Afonso Creatives. Todas as palavras e fotografias são da autoria de Ana Ferreira (a não ser indicação em contrário).