5 ideias para uma ementa (quase) vegetariana e em que não precisa de fazer nada (quase) no dia
São 2 conselhos e 3 receitas para que possa ganhar coragem para fazer uma festa... ou um jantar... ou um almoço.. ou qualquer coisa que envolva comida. Não se preocupe em arrumar muito, porque bom vinho e boa comida distraem qualquer um.
Com tudo o que lemos sobre comida muitas vezes deixamos de confiar nos nossos instintos. Não “inventamos” nada, não experimentamos, não improvisamos. Acho que devia ser totalmente ao contrário. A sairmos de uma época em que é cool ser saudável e fica mal dizer que adoramos carne, o ideal é repensarmos a nossa atitude. Manter relações saudáveis não é fácil. Todos sabemos disso. No entanto, uma das nossas relações mais importantes é para com a comida. É ela que nos potencia o organismo ou o danifica. Muitas vezes com repercussões só visíveis a longo prazo, o que nos retira a hipótese de agirmos de imediato. Esqueçam a paranóia coletiva de não comer gluten (a não ser que sejam celíacos, claro!), de estar sempre a fazer detox ou de se alimentarem só a ar. Optem ao invés disso por comida saudável e cozinhem do zero. Oh! Se soubessem o gozo que isso dá!
IDEIA 1
Pode fazer tudo de véspera
Por esta ninguém esperava! Não é que dá para preparar tudo de véspera? As leguminosas são assim: os grãos são ricos em proteínas e hidratos de carbono, para além de fibras, vitaminas (sobretudo B) e minerais (ex: ferro e cálcio). Mas, segundo a Associação Portuguesa dos Nutricionistas, “pela sua composição em proteínas são muito usadas como substitutos de outras fontes proteicas como a carne, o pescado ou os ovos. Contudo, será importante ressalvar que as proteínas de origem vegetal não são de elevado valor biológico como as de origem animal, ou seja, não apresentam uma composição onde estejam todos os aminoácidos essenciais, pelo que devem ser complementadas com outros alimentos fornecedores de proteínas, como os cereais. Por exemplo, a tradicional conjugação do feijão com o arroz, ou seja, leguminosa e cereal, permite obter, no total, o conjunto de todos os aminoácidos essenciais.” No entanto, existem algumas regras: compro tudo seco (fico muito mais barato) e só tenho em casa uma lata ou duas para emergências. Tenham o cuidado de ver se as latas que compram as leguminosas se encontram cozidas em água, sem açúcar ou sal adicionados. Gosto destas, mas existem muitas marcas. Não se esqueçam que se quiserem comprar secas precisam mesmo do dia anterior para demolhar.
IDEIA 2
Podem ler um livro ao mesmo tempo
Quando cozinho leguminosas uso sem dó nem piedade o alarme do forno, do telemóvel e do que mais houver, programando o tempo de cozedura de cada coisa. Não há como enganar. E depois vou fazer tudo o que me apetecer.
IDEIA 3
Não ter medo de receitas de Lentilhas Verdes com Pera e Molho de Mostarda
O que pode fazer de véspera
Cozer as lentilhas (calculo 25 g por pessoa, se não for este o unico prato. Senão o ideal será 40 g)
Cortar a cebolinha verde e guardar num recipiente hermeticamente fechado
Ingredientes
Lentilhas verdes
Cebolinha verde
Pera
Mostarda Dijon
Mel
Sal e pimenta
Folha de louro
Dente de alho
1 cebola
Preparação
1. Coloque as lentilhas num tacho, acrescente bastante água e deixe levantar fervura. Deixe cozer só um minuto e depois escorra a água.
2. Volte a colocar as lentilhas num tacho, junte uma cebola descascada, um dente de alho e uma folha de louro. Cubra com água e deixe cozinhar em lume brando, durante cerca de meia hora. Escorra e deixe arrefecer numa tigela, antes de acrescentar qualquer outro ingrediente.
3. Prepare o molho, juntando a proporção de 1 colher de chá de mostarda, 2 colheres de chá de mel, 1 colher de sopa de sumo de limão (eu gosto do sabor mais cítrico e por isso dobro esta medida) e 4 colheres de oleo de grainha de uva (pode usar outro óleo, mas o ideal é que seja um óleo sem sabor).
4. Com as lentilhas já frias, junte a pera descascada e cortada às fatias, a cebolinha verde e o molho. Misture tudo e retifique os temperos, se necessários.
Ficam já avisados: esta salada de lentilhas sem o molho não tem qualquer piada. Por isso, façam o que fizerem, não se esqueçam do molho. Também podem preparar o molho no dia anterior e guardar no frigorifico.
IDEIA 4
Achar que feijão não se serve a convidados e aventurar-se numa receita de Feijão Azuki com Agrião e Nozes
O que pode fazer de véspera
Cozer o feijão (calculo 25 g por pessoa, se não for este o unico prato. Senão o ideal será 40 g)
Arranjar o agrião
Partir as nozes
Ingredientes
Feijão adzuki (considerado por muitos um dos tipos de feijão mais medicinais do mundo. Segundo o Francisco Varatojo, diretor do Instituto Macrobiótico, o feijão azuki é particularmente recomendado para quem sofre de problemas renais. Quando cozinhado com alga kombu, é excelente para ajudar a regularizar os ciclos menstruais. Já o chá de feijão azuki, para além de ser importante para tratar otites, ainda ajuda nos problemas de bexiga, ósseos e articulações”)
Alga Kombu (opcional, mas é bom para juntar à cozedura do feijão pois ajuda a reduzir os gases)
Nozes
Agrião
Óleo de sésamo tostado
Vinagre de cidra
Sal
Preparação
1. Coloque o feijão de molho no dia anterior. Escorra e coloque numa panela de pressão (30 minutos) ou numa panela normal (60 minutos) com água nova e com uma tira de alga Kombu.
2. Deixe arrefecer. Junte as nozes e o agrião. Tempere com óleo de sésamo tostado (tenha em atenção que é forte), vinagre de cidra e um pouco de sal. Misture tudo muito bem.
IDEIA 5
Arriscar numa receita de Quinoa com Morangos, Abacate e Sultanas
Ingredientes
300 g de quinoa (75 g por pessoa)
Morangos
2 abacates
4o g de sultanas
1 colher de chá de canela em pó
Sumo de 1 limão
2 colheres de sopa de azeite
Preparação
1. Lavar muito bem a quinoa. Escorrer e colocar num tacho com a canela em pó, com cerca de 750 ml de água e uma pitada de sal.
2. Deixar levantar fervura, reduzir o lume e cozinhar cerca de 15 a 20 minutos. Coloque numa taça e deixe arrefecer (não salte esta parte, porque se depois juntar a fruta se a quinoa estiver quente, cozerá a mesma…).
3. Juntar os morangos cortados ao meio, o abacate cortado em pedaços, as sultanas e misturar muito bem.
4. Tempere com o sumo de limão e o azeite.
5. Aguenta-se no frigorifico uma semana, por isso é perfeito para almoços de trabalho.