Rota da Seda: como o mundo está a mudar e 5 formas de o compreender
Um documentário, três livros e uma viagem para embarcar na Rota da Seda, uma das rotas comerciais mais fascinantes do mundo, que ligou o Ocidente ao Oriente
Num momento em que se fala tanto da Nova Rota da Seda, com a qual a China pretende construir uma rede global de comércio ligando a Ásia, o Médio Oriente, a África e a Europa através de infraestruturas como portos, autoestradas, túneis e ferrovias, e que está a gerar sentimentos contraditórios de oportunidade e de desconfiança, nada como ver o documentário que estreia hoje, a partir das 22h15, no Canal História, apelidado de “A Rota da Seda”.
O documentário está dividido em três partes e promete uma viagem pela Eurásia e todas as histórias cativantes desta famosa rota comercial. A Rota da Seda continua a ser um dos grandes feitos da Humanidade. Se pensarmos que durante milénios, uma rede de rotas comercial atravessou a vastidão da Eurásia, ligando oriente e ocidente, influenciando profundamente a História, apercebemo-nos que o comércio da Rota da Seda ajudou a construir e a destruir impérios, alimentou revoluções e mudou civilizações.
Pode sempre fazer as malas
Mas se quiser experimenta em primeira mão, pode sempre embarcar na viagem organizada pela agência Nomad, com Pedro Elias (em junho e em setembro). A viagem percorre os caminhos das caravanas de camelos que atravessava o deserto, as montanhas e cruzavam os rios para trazer a seda de Xian, na China, para o Ocidente.
Leia isto primeiro
Mas não entre a zeros no avião. Documente-se e leve consigo (ou leia antes) 3 livros que podem ajudar a compreender melhor tudo o que vai ver e os acontecimentos atuais que estão a mudar (novamente) o mundo como o conhecemos.
- As Novas Rotas da Seda – O Presente e o Futuro do Mundo, de Peter Frankopan (Relógio de Água)
- As Rotas da Seda, de Peter Frankopan (Relógio de Água)
- A Sombra da Rota da Seda, Colin Thubron, (Bertrand Editora)