Berlim: os 5 restaurantes de comida saudável que tem de ir

Alguns são recentes, outros já fazem parte da cena de Berlim há muito tempo. Mas, todos têm em comum o facto de serem espaços de descoberta e uma comida deliciosa e saudável. A ir para almoço ou somente um café.

The Store

Já passaram 28 anos desde a queda do muro de Berlim, mas a cidade continua a reinventar-se e a transformar-se. Um espaço para explorar sem pressas, em pleno Mitte, inserido no edifício Soho House, a The Store é imperdível. Desde livros escolhidos a dedo, passando pela roupa (marcas como Balenciaga e criadores locais estão por cá), por música e por mobília, o pretexto para vir e ficar por cá cimenta-se com a The Store Kitchen. Além disso, os eventos exclusivos do The Store Studio são mais uma desculpa para explorar com cuidado e assinalar este ponto no seu mapa.

The Store Berlin – Torstrasse 1 – aberto de segunda a sábado das 10h às 19h.

Daluma

Em Berlim é possível encontrar tudo. Cada bairro é um núcleo com a sua própria personalidade, respondendo a todos os desejos e expetativas. No entanto, ao contrário de Londres, em Berlim existe um certo espírito boémio no ar, que torna tudo mais interessante e menos planeado. No Daluma pode beber um sumo. Levar uma refeição. Ou até só sentar-se no exterior a beber um matcha. O que não pode mesmo é não dar um salto ao restaurante que defende uma melhor nutrição para o corpo, mais sabor e uma maior sustentabilidade. Todos os produtos (smothies, saladas ou sopas, entre outros) respeitam um código de cores, de forma a ter consciência de que nutrientes está a consumir.

Daluma – Weinbergsweg 3 – Segunda a sexta das 8h00 às 20h00 e sábado das 10h às 19h.

 

The Bowl

Como o próprio nome indica tudo é servido em taças. No The Bowl acredita-se que a comida nos pode fazer felizes se ingerirmos os nutrientes e ingredientes certos. Por isso, a promessa é de que aqui a comida é saborosa, saudável, mas também sustentável. Mesmo por debaixo do restaurante tem um supermercado biológico, caso queira comprar um snack para o meio do dia. Escusado será dizer que todos os pratos são servidos em taças (bowls).

The Bowl – Warschauer Str. 33

Veganz

Para não ter mesmo desculpas para comer mal, Berlim é um dos felizes contemplados com o Veganz, um supermercado vegan, com a garantia de que todos os produtos não são testados em animais. Existem lojas, mas também aulas de culinária e brunches para os amantes de um estilo de vida assente no verde. O pão de banana é de comer e chorar por mais, mas também pode fazê-lo em casa.

Veganz – Warschauer Straße 33 (segunda a sábado das 8h00 às 21h00); Marheineke Markthalle/2nd floor (segunda a sexta das 8h00 às 20h00 e sábado das 8h00 às 18h00);Schivelbeiner Str. 34 (segunda a sábado das 9h00 às 19h00)

Simply Keto

No café/padaria/loja Simply Keto a dieta cetogénica está no centro de tudo. Por outras palavras, os hidratos de carbono são relegados para último plano e o objetivo é  aumentar o consumo de alimentos ricos em gordura e manter uma ingestão equilibrada de proteínas. Todos os dias existem bolos, tartes e barritas sem açúcar ou gluten e que possuem um máximo de 5 g de hidratos de carbono por  fatia, refeições quentinhas pobres em hidratos de carbono e ainda todos os produtos que precisa para recriar esta dieta em casa. Por outro lado, pode mesmo só ir beber um café e comer uma fatia de bolo sem se sentir culpado!

Caso queira saber mais sobre este tipo de dieta, este livro é interessante.

Simply Keto – Invalidenstraße 154, Eingang in Ackerstraße – Terça a sexta das 11h00 às 19h00, sábado das 11h00 às 20h00 e domingo das 11h00 às 18h00