Os produtos de beleza biodegradáveis podem ajudar a salvar o planeta.

Mude de rotina e inclua produtos de beleza biodegradáveis que não só lhe oferecem a eficácia que quer, como podem ajudar a salvar a sua consciência e o mundo. Que mais se pode pedir?

Adorava levar uma vida sem desperdício. Talvez até resumir o lixo de um ano num frasco como a Bea Johnson. Ser mais como a Joana Tadeu ou a Joana Limão. Até lá, e num processo de selecionar o que realmente precisamos para nos sentirmos bem, pequenos passos como mudar o champô, o amaciador e até os produtos com que pintamos o cabelo para produtos orgânicos e biodegradáveis, já me parece bastante bem. A questão é que motivar uma mudança social não tem de ser feito através de mudanças radicais – que muitas vezes nos fazem voltar ao início e nos levam a desistir. Para ter noção, segundo a Organic Consumers Association, uma associação norte-americana, em média uma mulher absorve cerca de 2,5 kg de químicos tóxicos através dos seus produtos de beleza, em cada ano. Além disso, as embalagens e recipientes, incluindo os dos produtos de beleza, têm um peso de 30% no lixo que chega aos aterros sanitários, segundo a EPA. Nada como o presente para começar a fazer pequenas mudanças. E, caso não consiga perceber nenhum dos ingredientes presentes no rótulo o melhor que tem a fazer é deitar fora, ou melhor, reciclar o produto e escolher algo que faça sentido. Mas, que mais pode fazer?

Por exemplo, se compra sempre o mesmo champô, pode mudar para uma marca que defenda ingredientes naturais, que não teste em animais e que escolha embalagens de plástico reciclado. Como já deve ter percebido sou uma rapariga difícil de impressionar. Depois de ter sido diretora de uma revista feminina mensal já ouvi de tudo na área da beleza. Na verdade, por vezes até ficamos com a sensação de que os produtos só não funcionam melhor, porque não deixamos (o que dá uma sensação de culpa totalmente imbecil). A experiência com Kevin.Murphy é um pouco diferente. Kevin.Murphy não é um namorado novo. É uma marca australiana de produtos para cabelo, em exclusivo no Slash, em Lisboa, que além de defender ingredientes naturais (nada de parabenos ou sulfatos), não testa em animais e as embalagens são produzidas em plástico reciclado e desenhadas para utilizarem menos 40% de plástico e serem recicláveis. Ao procurar os ingredientes, Kevin.Murphy opta por micro culturas, que respeitem práticas orgânicas de cultivo ou técnicas de colheita selvagens. O que é que isto deu? Produtos que não só seguem uma linha ecológica, como não perdem em eficácia. Vitaminas, antioxidantes, hidratantes, óleos essenciais e aminoácidos são alguns dos componentes que fazem a diferença.

Olga Hilário, proprietária do Slash já conhecia e já tinha trabalhado com a marca e sabia que a queria no Slash. “É raro encontrarmos uma marca orgânica que não perca em eficácia.“ Para quem não está a par, Kevin Murphy, o homem por detrás da marca, é uma referência incontornável no mundo da moda. “A ideia é dar às pessoas diferentes hipóteses: podem vir só comprar os produtos, pedir aconselhamento, experimentar a marca ou ter a experiência completa”. Prepare-se porque em breve até a coloração (aquele ritual que associamos sempre a químicos) será Kevin.Murphy. Posso dar um conselhos? Experimente porque não se vai arrepender. Do meu lado, como gosto de andar despenteada já tenho dois favoritos.