Receita: como retalhar azeitonas
Há quem vá ao supermercado. Nós vamos ao Carrascal. Desde que me lembro que as azeitonas se apanham das oliveiras e o azeite não se compra. Faz-se. Isso e azeitonas de conserva.
Os anos são todos diferentes, mas a família é a mesma. Após 2 000 quilos de azeitona, é interessante ver como a dinâmica muda. Em plena beira baixa, em casa dos meus avós, desde que me lembro que a terra não é nossa amiga. É preciso tratar dela, alimentá-la com água e querer muito.
A verdade, é que para a azeitona não se convidam amigos, nem ninguém com quem seja preciso fazer o mínimo de cerimónia. No primeiro dia temos saudades uns dos outros e acreditamos que se vai conseguir fazer tudo, sem qualquer problema. Ao segundo estamos motivados e ainda existem piadas no ar, enquanto se podam ramos de oliveira, se estendem panos ou se bate a rama. Ao terceiro dia tornamo-nos desconhecidos. O silêncio impera e começamos a pensar que poderíamos cozinhar tudo com óleo de sésamo, que o azeite nem faz assim tanto bem à saúde e que pode ser que as oliveiras desapareçam como que por magia. Ao quarto dia (ou muitas vezes ao final do terceiro) voltamos a reconhecer quem está ao nosso lado e sentimo-nos satisfeitos por termos sobrevivido, com a ajuda de um café de máquina que não sabe nem muito bem, nem muito mal, mas que só assim faz sentido.
No tempo dos meus avós as oliveiras escolhiam-se consoante a azeitona estava ou não madura, a apanha fazia-se por meses seguidos e a palavra chave era tempo. Hoje, vamos a correr e vimos a correr. E, sempre que partimos, de um lado ou de outro, fica lá um pouco de nós. Estou aqui mas apetecia-me estar lá. O consolo é a taça de azeitonas, escolhidas pelo meu pai e pelo meu tio Quim que têm fé nas minhas capacidades de retalhar a mesma. Penso que esperam um frasco para consumo…
Receita | Como retalhar azeitonas
- Escolha as melhores azeitonas
- À mão dê 4 golpes até ao caroço, com uma faca afiada.
- Cubra com água. Prepare-se porque vai ter de a mudar todos os dias, até perderem a acidez (demora cerca de 15 a 30 dias)
- Temperar com sal, orégãos e louro. Gosto também de adicionar laranja às fatias e um pouco de alho.
- Pode começar a consumir, mas tenha o cuidado de não toca na água com os dedos.
- Pode guardar durante bastante tempo, em frascos herméticos, mas numa solução de sal.