O que fazer depois de uma corrida longa

Uma corrida longa oferece auto estima, uma sensação de sucesso e, acima de tudo, vontade de correr mais. No entanto, uma corrida longa também implica um maior investimento na fase de recuperação. Saiba o que deve fazer em cinco passos.

É a terceira vez que corro a Corrida do Fim da Europa. O percurso é inesquecível, mas são 11 km a subir e os restantes a subir e a descer. Com frio, chuva e picos de humidade, se me perguntarem porque volto, nem sei bem. O que sei é que este ano tirei 15 minutos do meu tempo e senti-me ótima no final. Quase, quase, até já me inscrevia para o ano. Ainda assim, com os treinos de crossfit com o Bruno Militão à porta, fica o que aprendi a fazer na fase de recuperação (algo que há 3 anos não me preocupava minimamente) e que me permite ir um pouco mais em condições para fazer burpees e afins.

Depois de uma corrida mais longa, o mais normal é sentir-se entusiasmada e confiante. De repente, conseguimos fazer algo que muita gente não consegue. No entanto, quando a corrida acaba, outra fase começa. E esta é tão importante quanto a primeira.

1.No final da corrida, aceite a fruta que lhe dão. Fruta é sinónimo de açucares simples, o que nesta fase é ideal. As bananas são sempre interessantes, pois são ricas em potássio (recuse o pão ou barritas energéticas “estranhas”). Costumo recusar as bebidas desportivas (muitas vezes são servidas em copos ou até garrafa) e prefiro beber toda a água que conseguir. Se pedir outra água ninguém leva a mal.

2. Aproveite os vestiários improvisados e troque para uma roupa seca. A maior parte destas corridas permite que entregue um kit no início da corrida identificado com o número do seu dorsal, que depois lhe é entregue no final. Os meus Boost da Adidas portaram-se bem e não fiquei com bolhas. No entanto, se costuma sofrer um pouco dos pés, umas meias secas e outros ténis também não é má ideia.

3. Após uma meia hora continue a concentrar-se na hidratação. Para mim isto é bastante importante até porque nunca tenho sede. Se quiser pode incluir uma água de coco no seu saco, para beber no final (tem o dobro da quantidade de eletrólitos de uma bebida energética “normal”, além de ter um grande teor de potássio e de possuir apenas açucares naturais).

4. Uma hora depois o ideal é optar por uma refeição completa. Esqueça as dietas e foque-se em comida verdadeira. Contar calorias é uma atitude do passado, mas não se esqueça que nesta fase a proteína (cerca de 20 g) é essencial, assim como os hidratos de carbono e as gorduras saudáveis como o abacate.

5.Tome um duche e relaxe. O sono é uma das ferramentas mais ponderosas para recuperar de um esforço físico intenso (ajuda os músculos a recuperarem, entre outros benefícios, claro) e por isso uma sesta não é mal pensado. Se, tal como eu, tiver dois filhos este passo é capaz de ser impossível de concretizar. Opte por se deitar cedo. Não lhe fará mal nenhum implementar uma rotina de alongamentos. Uma aula de yoga ou pilates no dia seguinte pode ser uma boa opção.