Restaurante: Café Com Calma
Eu não tenho calma nenhuma mas este restaurante tem. Tem também um espaço que parece a minha casa e um menu delicioso (que eu gostava que estivesse na minha casa mas não está). A nossa sorte é que está aberto todos os dias úteis da semana e ao sábado serve brunch.
Dizem que vai ser o novo hot spot de Lisboa. Eu não sei. Não gosto de promessas e tenho receio de fazer previsões, mas para Oriente sempre se descobriam coisas interessantes. A verdade é que em Marvila estão lá duas coisas que adoro: a minha querida box de CrossFit e, mesmo em frente, uma janela de oportunidade perfeita para estragar o treino por completo. Ter a liberdade de estragar coisas deveria ser algo defendido a sério. A oportunidade de não sermos perfeitos, não sermos saudáveis e de, por breves momentos, sermos nós próprios e não aquilo que esperam de nós. Admiram-se que as crianças adorem lego, mas eu percebo. É deslumbrante podermos construir um barco esquizofrénico ou uma estação espacial que sabemos à partida não ajudaria ninguém a sobreviver em pleno espaço, só porque podemos. Leis da física? Parvoíce! Gravidade? Para bebés. Mecânica Quântica? Não interessa para nada. E a seguir destruímos tudo por completo. Só, porque afinal, queríamos mesmo era construir um jardim zoológico.
O exercício físico e a arte da gula gozam desta dualidade. Treino. Como. Como. Treino. Talvez por isso mesmo (ou talvez por pura coincidência) o Café com Calma tenha aberto portas em frente de uma box governada por treinadores duros e exigentes. Talvez por isso o brunch ao sábado (das 12h às 16h) seja sedutor e as crianças tenham direito a um bombom de chocolate a acompanhar a comida e exista ainda a opção de um menu vegetariano. Com preços de 14,90€ por adulto e 8€ por criança, gosto de pensar que este café apareceu por minha causa. Que foi em mim que pensaram quando decoraram o espaço num estilo vintage acolhedor e foi em mim que pensaram quando escolheram uma cadeira de cada nacionalidade. Gosto também de acreditar que é por minha causa que às 15h00 num dia de semana consigo sempre comer um wrap e beber um chá frio sem açúcar.
Café com Calma, Rua do Açúcar, 20 (Beato), Lisboa. Telefone 218 680 398