Vá ver a exposição da Pauliana Valente Pimentel. Agora.

Fica em Lisboa e não há desculpas. Marque na agenda e até dia 14 de fevereiro vá ver o olhar da fotógrafa Pauliana Valente Pimentel sobre o Dubai.

Apesar de toda a azáfama do Natal, há coisas a acontecer em Lisboa. Coisas muito mais interessantes que prendas e afins. Esqueça as lojas e ofereça mas é uma experiência deliciosas a alguém de quem gosta. Esta, ainda por cima, é gratuita! No O Apartamento (Avenida Duque de Loulé 1 – 5º Drt, em Lisboa) está patente, até dia 14 de fevereiro, a exposição Empty Quarter [Rub’al Khali], da fotógrafa Pauliana Valente Pimentel.

Entrevistada em outubro de 2016 para a revista Saber Viver, a fotógrafa salientou que “As pessoas estão sempre a trabalhar e não têm acesso à arte facilmente. Mas gostam e são curiosas. Se tropeçarem em arte no meio da rua, vão gostar de ver, comentar e, como não estão formatadas, se calhar, vão absorvê-la de forma diferente”. Por isso mesmo, nada melhor que um ambiente intimista para ver e debater a obra de Pauliana Valente Pimentel. Pode também marcar a rota até à Bienal de Vila Franca de Xira (até 29 janeiro) onde está em exibição The Passenger, trabalho vencedor do Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores e que acompanhou a viagem de comboio de 40 artistas entre a Estónia e Portugal, no outono de 2012.

Nas palavras da fotógrafa: “Em 2015 fui convidada pela curadora Marie Loffreda para desenvolver um projeto fotográfico sobre o Dubai. O intuito foi construir uma memória visual, registando situações do quotidiano, situando a imagem fotográfica entre o documental e a poesia, num registo enraizado na tradição de Robert Frank, de William Eggleston, de Walker Evans, Stephen Shore ou Alec Soth onde a deambulação resulta numa mistura ecléctica de indivíduos, paisagens e de interiores. Visualmente o que mais me fascinou foi o lado de sonho, o lado plástico e não real que se confunde com a própria realidade. Interessou-me em particular fotografar os locais, os Emiratis e tentar tocar a forma como vivem a sua intimidade. Não consegui ficar indiferente à maneira como esta cidade dos Emirados Árabes Unidos evoluiu em tão poucos anos graças ao petróleo e comércio, brotando das areias do deserto da arábia.”

 

A exposição ficará patente até 14 de fevereiro de 2017 e poderá ser visitada de segunda a sexta feira, entre as 15h e as 18h.

Todas as fotografias deste post são da autoria da fotógrafa Pauliana Valente Pimentel.