Receita: Muffins paleo

Com fome? O dia tem 24 horas e esta receita de muffins serve qualquer uma delas. Para mais, serve qualquer idade, bastando para isso pequenas mudanças na receita.

O pequeno-almoço não é fácil para ninguém. Pelo menos numa casa com crianças torna-se uma refeição exigente: entre mochilas, garantir que estão todos vestidos (com cuecas e com as meias correspondentes), que o cabelo foi penteado, os dentes lavados, que os abraços e os beijos necessários foram logo dados pela manhã, que são novamente dados à porta da escola e por aí fora, muitas vezes acabo por ter tudo tratado, mas estar em jejum. Estes muffins não só são à prova de crianças esquisitas (vendo bem, são bolos!), como servem como pequeno-almoço para um boost de energia e uma refeição sólida, como um jantar improvisado e ainda uma refeição pós treino. Aguentam bem no frigorifico durante cinco dias e ainda há quem congele, mas não prometo que fique espetacular porque nunca tentei.

 

Ingredientes
6 ovos batidos
6 tomate cereja cortados aos quartos
1 cebola picada (para as crianças não coloco)
1/2 chávena de leite de amêndoa ou coco
1/4 chávena de ervas aromáticas (sou fã de cebolinho)
1 chávenas de espinafre picado (também funciona com kale, agrião ou canónigos)
2 dentes de alho picados (se for para as crianças cortem bem fininho)
sal e pimenta a gost0

Preparação
Aquecer o forno a 150 ºC.
Bater os ovos e juntar as ervas aromáticas e espinafres. Misturar.
Juntar o leite de amêndoa (ou coco), sal e pimenta. Mexer bem.
Colocar em 8 formas de muffins (gosto especialmente das de silicone para esta receita) e despejar a mistura.
Deixar cozer durante 30 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer.

Nota: para quem treine regularmente ou simplesmente precise de mais alimento, pode sempre juntar chouriço ou umas tiras de presunto. Se estiverem interessados em descobrir um pouco mais sobre a dieta Paleo, gostamos do Mark Sisson e gosto especialmente de um dos livros dele, o The Primal Blueprint.