A melhor manteiga de oleaginosas é esta feita em casa

Faça a sua manteiga de oleaginosas e vai ver que não vai querer outra coisa. Nozes, avelãs e até pistácios são boas opções.

Estamos todos obcecados com manteigas de oleaginosas. Amendoim, avelã, noz e até pistácios. Esta pasta é sempre uma boa forma de ingerir uma dose saudável de gorduras saudáveis e ainda proteína. É claro que pode comprar uma manteiga numa loja ou supermercado. No entanto, é tão fácil fazer em casa que quase parece mal. Para mais, ao fazer a sua própria manteiga controla os ingredientes. É que grande parte das manteigas de oleaginosas de compra possuem ingredientes que não vai querer. Açúcar, óleos hidrogenados ou aromas artificiais. Além disso, pode ser criativo e misturar sementes e oleaginosas, ficando com uma manteiga única em sabor e benefícios. Se se sentir extremamente preguiçoso, a Bon Appétit fez o trabalho por si neste artigo que compara 9 manteigas.

Como fazer a sua manteiga de oleaginosas

  1. Escolha a sua oleaginosa favorita. Amêndoas, nozes de macadâmia, nozes pecan, avelãs, pistácios. E, claro, o amendoim que apesar de ser um legume, é perfeito para isto.
  2. Torre a sua oleaginosa. Ao torrar liberta os nutrientes e potencia o seu sabor. Se quiser passar este passo pode e fica com uma manteiga crua. Mas o sabor não será o mesmo.
  3. Aqueça o forno a 170 graus. Coloque a oleaginosa num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal. Deixe torrar durante 5 a 15 minutos, mas tenha o cuidado de ir verificando e mexendo, para que não queimem. O ideal será ficarem com um tom dourado.
  4. Retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Coloque a oleaginosa num processador de alimentos, durante 10 a 15 minutos.
  5. Esta é a altura perfeita para customizar a sua manteiga. Se quiser pode acrescentar um pouco de sal marinho, e voltar a processar. Não exagere. Ao mesmo tempo que adiciona o sal, pode acrescentar um pouco de extrato de baunilha ou cardamomo ou até mel. Até sementes de cânhamo, para quem quiser uma manteiga com proteína extra! Tudo depende dos seus gostos.

Como guardar a sua manteiga de oleaginosas

Guarde as suas manteigas à temperatura ambiente ou no frigorífico. Dão uma prenda linda se se esmerar nos recipientes e no embrulho! Se se sentir entusiasmado, pode também experimentar estes limões em conserva.