Receita: puré de maçã para não cair em tentação
Este puré de maçã não tem nada a ver com Eva ou a Branca de Neve. É perfeito no inverno ou no verão, para quem quer evitar doces e precisa de um acompanhamento natural e delicioso.
A minha mãe sempre o fez. A minha tia também. Amelia Freer tem a receita num dos seus livros e no primeiro da Ella Woodward, As Delícias de Ella – Todos Os Dias, também lá esta. A razão, a meu ver, é simples: além de ser bastante simples de fazer, à prova de preguiçosos ou com alergia à cozinha, esta é a receita a fazer quando se quer aproveitar maçãs ou precisamos de algo doce ao longo do dia e não queremos cair em tentação. Além destas razões, o puré de maçã também é interessante para fazer bolos e barritas, substituindo a necessidade de açúcar. Fica bem com carne assada, peixe cozido, bolachas, panquecas e muito mais.
Ingredientes
1 kg de maçãs (sem caroço, lavadas e cortadas aos pedaços)
2 colheres de chá de canela
1 colher de chá de cardamomo (opcional)
1 colher de sopa de limão
Preparação
Coloque uma panela ao lume, com uma colher de sopa de água e as maçãs.
Quando as maçãs estiveres moles, transfira para um copo misturador, junte as especiarias, umas gotas de limão e e triture até obter um puré de consistência macia.
Conservar no frigorífico num recipiente hermeticamente fechado.
As maçãs têm tido um lugar de destaque nas culturas ocidentais, quanto mais não seja porque foram elas que causaram grandes confusões a Eva e ainda à Branca de Neve. Estiveram no centro de guerras (Páris deu a Afrodite uma maçã dourada e causou a Guerra de Tróia), além de serem o símbolo feminino em diversos cultos esotéricos (basta abrir uma maçã ao meio para perceber as semelhanças). No entanto, apesar de todo o potencial para causar discórdia, a verdade é que as maçãs também oferecem inúmeros benefícios: possuem uma concentração de fibras e vitaminas B, C e E e são ricas em pectina (uma fibra) que ajuda a dar a sensação de saciedade.