Receita: Pickles de rabanetes para acompanhar tudo

Fácil de fazer. Rápido. Só tem de saber cortar legumes. Agora quero ouvir a desculpa que tem para me dar que não pode fazer pickles de rabanete. Sim? Não estou a ouvir nada.

A melhor parte de fazer pickles é que é quase impossível que corra mal. A não ser que esteja a dormir em pé, a namorar ao mesmo tempo ou com muita pressa. Na verdade, ter muita pressa na cozinha é, por norma, sinónimo de desgraça. Cozinhar com tempo e prazer é sempre algo que tem um enorme impacto na comida que se faz (vai ver que sabe sempre melhor), como também na satisfação pessoal que se retira do processo.

Gosto sempre de fazer pickles de rabanetes porque, na verdade, não sei bem o que hei-de fazer com os mesmos. Não adoro o sabor em saladas e acho que ganham sempre um sabor muito melhor ao serem fermentados. Além disso, é um acompanhamento delicioso para um arroz, carne ou salada, sendo que os alimentos fermentados têm o poder fantástico de auxiliar a digestão, sendo uma ótima fonte natural de probióticos (o livro Queridas Bactérias, da Lua de Papel explica isto bem).

As regras de ouro
Para que tudo corra bem quando faz pickles existem algumas coisas que não devem ser deixadas ao acaso: os legumes ou frutas que usar devem ser de qualidade; quanto mais fino cortar os ingredientes mais sabor vão absorver (arranjar uma mandolina não é má ideia. Tenho uma manual da Tescoma para projetos pequenos e uso muito a minha Kenwood – que me acompanha desde sempre – para tarefas de maior envergadura); uma faca decente; o vinagre ser também de qualidade

Ingredientes
1 molho de rabanetes
3/4 chávena de vinagre de maçã
3/4 água filtrada
3 colheres de mel
2 colheres de sal
1 colher de chá de flocos de chili (se gostar de picante)
1 colher de chá de pimenta em grão
1 colher de chá de sementes de mostarda amarela
Frasco esterilizado

Preparação
Lave muito bem os rabanetes.
Corte o topo e o fundo e corte em fatias finas conforme preferir (mandolina, faca ou processador de alimentos).
Coloque as especiarias e os rabanetes no frasco.
Num tachinho coloque o vinagre, água, mel e sal e deixe levantar fervura.
Deixe a mistura arrefecer à temperatura ambiente e deite por cima dos rabanetes. Tenha em atenção que os rabanetes devem ficar cobertos com o líquido.
Pode consumir de imediato, mas o ideal será deixar de um dia para o outro ou, pelo menos, duas horas.
Guarde no frigorífico (durante diversas semanas, mas o ideal é consumir até cinco dias)