Como cozer ovos na perfeição (nem muito, nem pouco)
Não tem nada para o almoço ou para o jantar? Ovos é sempre uma ideia deliciosa, desde que saiba cozer ovos na perfeição. Por outras palavras, macios e com a gema a desfazer-se.
Cozer ovos pode requerer um pouco mais de atenção do que pensa. Se quiser uns ovos soft boiled, ou seja, bem cozidos por fora mas com a gema a desfazer-se, o ideal é ver a receita. Vai ver que não se arrepende e depois pode sempre avançar para um pequeno almoço com feijão maduro.
A primeira vez que tive uma discussão amigável sobre qual a melhor forma de cozer ovos foi no curso de fotografia com a Little Upside Down Cake. Existem diferentes teorias, mas até agora esta nunca me deixou mal vista. É quase à prova de erro, desde que se controle muito bem o tempo. Um dos truques é colocar os ovos na água lentamente com uma colher e não descurar a parte de mexer durante o primeiro minuto, só porque o telemóvel tocou.
Como fazer
- Ferva bastante água num tacho, com uma colher de chá de sal. Coloque uma taça de água com gelo ao pé e coloque o temporizador para seis minutos.
- Faça um buraco pequeno no topo de cada ovo, usando uma faca com bico. Quando a água estiver a ferver, acrescente os ovos (colocando-os numa colher e deixando-os escorregar para o tacho) e coloque o temporizador a andar.
- Mexa os ovos formando um vértice, ajudando a centrar a gema (não é essencial, mas fica mais bonito) durante o primeiro minuto. Depois, deixe cozinhar os outros cinco minutos.
- Retire os ovos e coloque-os na taça com água fria e gelo, para parar a cozedura.
Notas:
- Depois de cozinhados, os feijões podem ser guardados durante dois ou três dias no frigorífico, por isso pode prepará-los com antecedência;
- Aqui não pode mesmo fazer batota: se só puder comprar uma coisa biológica, têm de ser os ovos!