Ace Hotel Shoreditch: porque é obrigatório ir

Este não é um hotel normal. Ou seja, pode lá ficar a dormir (e deve) mas, acima de tudo, é um polo de criatividade que nunca se vai deitar. São pessoas, sentimentos, expetativas, experiências, ambientes, sensações que se cruzam num dos bairros mais criativos de Londres.

O que distingue a filosofia dos ACE Hotel é a sua fusão com a comunidade e o estímulo que fazem à mesma. Muito mais que um hotel, o ACE Hotel Shoreditch é um polo urbano de culturas, um apelo ao cruzamento de conversas e uma montra em construção do que se passa no bairro. Entrar neste ACE é como ligar e ligar um interruptor, com todos os danos e impulsos que isso pode causar ao nosso cérebro.

Quer ficar aqui?
Se quer ficar numa zona cool é esta. Shoreditch tem tudo o que a sua imaginação pode querer e tudo o que ainda não se lembrou de desejar. As paredes tornam-se em murais facilmente, bombas de gasolina em bares, barbearias em cafés, celeiros em restaurantes. O que não vale são espaços em branco. Galerias, artistas, designers, é aqui que estão. A zona é um convite aberto à imaginação, em que só não aceita quem não quer. Encontrar aqui um ACE não nos espanta, mas será que seria o mesmo se estivesse noutro sítio? Claro que não.

No quarto, que se quer minimalista para não interferir com a criatividade, encontra a agenda da semana, que tanto pode incluir uma conferência que começa às três da tarde, como um dj que promete levá-lo pela noite fora e fazer com que chegue atrasado à reunião do dia seguinte. As histórias de deitar é algo que também vale a pena explorar. O Ace Hotel e a  Visual Editions pediram a alguns escritores (Will SelfJoanna Walsh e Zoe Pilger) que lessem as histórias em voz alta, e por isso agora pode ouvi-las no rádio no seu quarto ou aqui.

O que fazer
O próprio hotel afirma-se como um ponto de partida para o bairro. Os sumos da East London Juice Co estão cá e pode pedir e seguir viagem, encomendar para o quarto ou sentar-se no hotel a descansar da noite ou a planear o roteiro da manhã. São combinações nutritivas vegetais, algumas pensadas com fins medicinais, todas compostas com ingredientes orgânicos certificados. Todos os sumos, tónicos e elixires são feitos aqui a partir de ingredientes frescos. Marque ainda o Gallery Bar, um local para tomar algumas bebidas à noite, mas também para conversas pela manhã, o Hoi Polloi que está aberto para o pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e algumas bebidas ou ceia. Uma promessa é feita: ninguém o vai apressar de lá para fora. Mas, como a ementa ainda não está completa, encontra também o Miranda, localizado na cave (o que por si só, já diz muito), gerador de filas infindáveis à porta do hotel, com hora marcada para começar, mas não para acabar.

O que o ACE Hotel Shoreditch nos faz é lembrar-nos que o mundo é um local cheio de possibilidades. Em que tudo pode acontecer, se estivermos dispostos a ir. Recomendado não só a pessoas que precisam de um safanão no cérebro, mas também a todas que se interessam pela mudança, que a motivam ou que se querem ver envolvidos na mesma. Porque o futuro é já amanhã.

Ace Hotel London Shoreditch, 100 Shoreditch High Street, Londres. A partir de 250 euros noite (preço estipulado para o mês de outubro), sendo que é interessante estar atento às promoções e tentar reservar com antecedência.