O fascínio do carvão ativado e porque já não bebo água da torneira

Optar pelo carvão ativado para quem não quer consumir mais garrafas de plástico, mas também não quer beber a água da torneira pode ser uma boa opção. Mas, atenção, há cuidados a ter.

Se a primeira imagem que lhe vem à cabeça é a do carvão quando está a grelhar um peixe fresquinho, então sacuda o cérebro, porque o carvão ativado não tem nada a ver com isso. Nas últimas viagens que fiz a Amesterdão, Londres, Berlim e Copenhaga não houve loja de sumos, supermercado ou restaurante de comida saudável que não tivesse um jarro com água, com um pedaço de carvão lá dentro. Depois de algumas apresentações, perguntas e um ar muito querido, consegui perceber do que se tratava: carvão de Binchotan.

O que é o carvão de Binchotan
O carvão de Binchotan, descoberto pelos japoneses (tinha de ser!), é um carvão puro que pode absorver impurezas, refrescar e regular o ar, assim como equilibrar os níveis de energia. É visto como a forma mais pura de carvão ativado, assim como a mais eficaz.

 

O que tem de saber
Segundo a marca Morihata (nas imagens), a água filtrada através do carvão ativado é perfeitamente segura para beber todos os dias. Teresa Alves Barata, fundadora da Liquid e health coach, alerta que na sua opinião “a toma (de suplementos) de carvão ativado deve ser utilizada apenas pontualmente em caso de necessidade para desintoxicar de alguns exageros pontuais e não para uso regular ou diário pois bloqueia a absorção de vários nutrientes”. Reforça mesmo que “quem toma medicamentos e suplementos ou até a pílula deve ter cuidado pois o carvão pode bloquear a sua função”.

Cátia Curica, uma das minhas mentoras na procura por uma vida mais sustentável e fundadora da Organii, afirma que “o carvão vegetal ativado é utilizado pela sua capacidade em absorver diversos tipos de gases, líquidos e impurezas. O carvão é obtido através da queima de madeiras a certas temperaturas e depois ativado com oxigénio o que faz com que fiquem poros abertos entre os átomos de carbono. É nestes espaços dos poros que se alojam as impurezas, gases e líquidos que o carvão absorve e por isso quando é ativado ganha esta muito benéfica propriedade”. Adepta de um mod0 de vida natural, Cátia Curica salienta ainda as três utilizações  que considera mais úteis para o carvão ativado:

  1. Em fitoterapia ajudando a absorver gases no intestino e em desintoxicações por se ligar a impurezas que estamos a libertar. “Até é uma ajuda em caso de envenenamentos e intoxicações alimentares”.
  2. Em cosméticos porque consegue retirar impurezas difíceis, da pele e do cabelo.
  3. Como filtro absorvendo as impurezas de bactérias e outros resíduos “mas também removendo em gases, cloro e até metais pesados”.

Como utilizar o carvão Binchotan
Na água
Pode ser simplesmente adicionado a um jarro de água (as centenas de pequenas cavidades microscópicas que se encontram na madeira, removem toxinas e impurezas, ao mesmo tempo que suavizam e melhoram o gosto da água). Permite-lhe assim esquecer garrafões de água (sabia que são descartadas mais de 22 mil milhões de garrafas de plástico a nível mundial?) , evitando o consumo de plástico! Encomendámos o nosso da Morihata (nas fotografias) e vale a pena. Se quiser também pode encomendar uma garrafa já com o pedaço de carvão na Black + Blum.

Na terra
A partir do momento que a sua eficácia começa a diminuir (cerca de 3 meses), estes pequenos pedaços de carvão ativado são ideais para colocar na terra. Por outras palavras, desperdício zero!