Copenhaga tem uma concept store de catos e suculentas

Esta revolução verde é de Copenhaga, mas espalhou-se um pouco por toda a parte. A tendência é global: catos e suculentas, fetos e muito mais habitam agora em muitas casas, pátios ou terraços. E nem sequer é preciso assim tanta terra ou dedicação.

A revolução verde já chegou. De repente, plantas que eram foleiras como fetos, passaram a ser exóticas. Cactos que eram uma chatice porque apanhavam pó e eram impossíveis de limpar  são cool. Suculentas que há dois ou três anos atrás eram ignoradas, agora são o máximo.

Gosto sempre de catos porque, tal como os japoneses, também acho que é de admirar a capacidade de sobrevivência destas plantas, que conseguem resistir cerca de 6 meses sem água.Mas não me estou a queixar. Numa altura em que somos cada vez mais urbanos, a presença verde dentro (ou fora) de casa é mais do que bem-vinda. A verdade é que a tendência é global. A revista Monocle, na sua edição de dezembro/janeiro 2017 apresentava mesmo alguns dos negócios verdes, espalhados por todo o mundo, que estão a  marcar a diferença. E não são só plantas: vasos também contam.

Os catos nestas fotografias não são meus. Nem sequer vivem cá em casa. Estes vivem numa loja deliciosa, em Copenhaga, a Kaktus. Uma loja pequenina, que parece grande quando se entra, um pouco como o saco do Sport Billy. Maja Samsoe Bastian, Gro Samsoe Bastian e Cecilie Krawack criaram esta concept store, onde os catos e as suculentas são de todas as formas e feitios e apetece mesmo adoptar uma. E, claro, a estética nórdica ajuda quando se combinam plantas exóticas com vasos de cerâmicas feitos à mão.

Kaktus København I/S: Jægersborggade 35, 2200 Copenhaga (aberto de segunda a sexta das 11h00 às 18h00; Sábado das 10h00 às 16h00).

Créditos Fotografias: Kaktus København