Curcuma e matcha: dois tónicos contra as constipações e cansaço
Uma é uma especiaria, a outra um chá. Em comum, a curcuma e a matcha têm o facto de serem ambas interessantes para adicionar ao seu dia-a-dia. Como? Idealmente uma de manhã e outra à noite.
Esqueça o café de manhã e desista do seu chá “normal” antes de se deitar. Opte por duas bebidas muito mais interessantes, que além do sabor fantástico, oferecem uma série de benefícios (mesmo que desistir do café não seja para si, opte por tomar o matcha em casa e depois o café quando chega ao escritório).
A curcuma é uma especiaria realmente poderosa, anti tudo ou quase. Conhecida por possuir propriedades antivirais, antibacterianas, antioxidantes e anti inflamatórias, é da raiz da planta que se obtém a especiaria de cor amarela. É um membro da família do gengibre e é bastante utilizada na culinária indiana. Na medicina Ayurvédica esta erva é conhecida pelas suas propriedades medicinais há muitos anos. Pode optar por incluir a curcuma na sua dieta de diferentes maneiras. Amelia Freer sugere um smothie e David Frenkiel e Luise Vindahl, do blog Green Kitchen, sugerem muitas outras, sendo que as dos muffins de pequeno-almoço são a minha perdição.
Latte de Cúrcuma
Cá em casa andamos apaixonados por esta bebida, principalmente porque o João tem uma constipação que teima em não passar. Além do chá de gengibre, comecei a preparar-lhe todas as noites um tónico destes. Gosto de seguir a receita ao estilo ayurvédico e por isso primeiro faço uma pasta de cúrcuma (junta 1 colher de sopa cheia de cúrcuma da mistura Curcuma Latte a 30 ml de água e leva ao lume até engrossar), que costumo guardar no frigorífico. Para preparar o latte, adicione uma colher de chá da pasta de curcuma, a 200 ml de leite vegetal (costumo usar sempre amêndoa), e deixe cozinhar 4 a 5 minutos. Adicione uma colher de chá de óleo de coco e pode adoçar a gosto (não costumo colocar nada). Pode optar por comprar curcuma simples e não um preparado como o da Sonnentor, mas na realidade adoro este porque a curcuma já vem misturada com canela-do-ceilão, gengibre, noz-moscada, cardamomo, açafrão e pimenta-preta.
Chá de Matcha ou Latte
A matcha é outra conversa. Há quem diga que enquanto o café é um estimulante, a matcha é um energizante. Contribui para a redução do cansaço e fadiga, para a manutenção da massa muscular e ainda para o bom funcionamento do sistema nervoso. Existem diferentes variedades que podem ser influenciadas pelas condições de crescimento, altura da apanha e até técnicas de processamento, mas gosto bastante da matcha da Iswari que é oriunda de Uji, um dos locais onde fomos na nossa primeira visita ao Japão, e que é conhecido pela qualidade fora de série do seu chá. Esta matcha tem um alto teor de vitamina C, magnésio e proteína e é muito fácil de preparar: basta 1/2 colher de chá de matcha, misturar com um pouco de água (tem de mexer bem para não ficar com grunhos) e adicionar mais 50ml de água quente e misturar novamente.
Para quem não gosta do sabor: a matcha tem um sabor peculiar, por isso se não adorar nas primeiras vezes, pode sempre transformar o seu chá num latte, adicionando-lhe um leite vegetal (coco ou amêndoa funciona bem) e até um pouco de mel.