Esta receita não tem glúten: Madalenas com Farinha de Amêndoa
Comer de forma saudável tornou-se uma tendência. No entanto, como em tudo o que é excessivo é preciso não cair em fundamentalismo e, de preferência, não seguir modas. Por isso mesmo, cada vez que me perguntam se sou contra o glúten, tenho de admitir que não. A não ser que sofra de uma doença celíaca acredito, cada vez mais, que devemos comer aquilo que responde às nossas necessidades pessoais, sem obedecer a regras rígidas ou privações exageradas. A verdadeira pergunta, no meu entender, não deve ser sobre o glúten. A pergunta deverá estar relacionada sobre se aquilo que comemos é mesmo comida. Por outras palavras, se seguir o exemplo dos seus avós, se tentar cozinhar do zero tal como advoga Michael Pollan e evitar alimentos processados ou rótulos com mais de três ingredientes, vai ver que não precisará de banir o glúten da sua alimentação, porque de qualquer forma ele já não estará praticamente presente na mesma.
Ainda assim, estas madalenas que têm uma taxa de erro de zero, são deliciosas, sem glúten e prometem um lanche delicioso. Podem fazer a vossa própria mistura de farinhas, mas costumo usar a da Doves Farm que adoro e que encontram à venda nas lojas Celeiro, mas provavelmente também em outras lojas de produtos biológicos/naturais. Vale a pena ler este artigo do New York Times sobre dietas sem glúten para atletas ou o artigo que coloca em cima da mesa se o problema é o glúten ou somos nós.
Ingredientes
80g açúcar
2 ovos
70g de farinha sem glúten
50g de farinha de amêndoa (se quiser pode comprar amêndoa pelada e triturar)
Raspa de uma laranja
1 colher café de fermento
Preparação
Numa frigideira derreta a manteiga em lume baixo. Misture os ovos com o açúcar e junte a manteiga.
Acrescente os ingredientes secos e a raspa da laranja. Coloque a massa no frigorífico durante uma meia hora.
Aquecer o forno a 210 ºC. Coloque a massa nas formas das madalenas, não enchendo por completo (pode polvilhar com lascas de chocolate). Deixar cozer durante 10 a 15 minutos.