Receita: a granola da Anna Jones perfeita para o pequeno-almoço
A granola da Anna Jones é motivo mais do que suficiente para se dedicar cerca de 30 minutos à cozinha. Chame as crianças e não se esqueça de comprar o iogurte grego.
Apesar de atualmente os meus pequenos almoços serem constituídos por atum com ricota ou por ovos (mexidos, cozidos e muito mais…), continuo a adorar ter sempre granola feita para uma emergência. É perfeito para receber amigos num lanche ou brunch (com iogurte grego e frutos vermelhos) ou para responder a um ataque de fome a meio da manhã, fugindo ao pão branco.
A receita da granola que vem no livro A Modern Way to Eat de Anna Jones é uma alternativa mais fresca que a granola que costumo fazer normalmente. Não me interpretem mal. Continuo a adorar a minha receita tradicional(que encontram aqui), mas esta com a introdução do limão torna-se mais cítrica e com um sabor mais inesperado.
Continuo também a defender que é importante introduzir uma relação de bem-estar e de prazer entre a cozinha e as crianças, e esta receita é perfeita para isso. Tanto a Olívia como o Gastão adoram pesar os ingredientes e misturar, ajudando-os a identificar ingredientes e sabores.
Ingredientes
8 colheres de sopa de xarope de ácer
150g de flocos de aveia
150g de flocos de quinoa
40g de sementes de abóbora
40g de sementes de girassol
80g de amêndoas picadas
30g de coco desidratado (sem açúcar)
raspa de 1 limão (eu coloquei dois, porque adoro o sabor)
50g de arandos secos (são da mesma família que os mirtilos)
50g de groselhas secas
Preparação
Aquecer o forno a 180ºC e forrar dois tabuleiros de ir ao forno, com papel vegetal.
Numa taça grande juntar os flocos de aveia, quinoa, sementes de abóbora e girassol, amêndoas, coco, raspa de limão e misturar tudo. Adicionar o xarope de ácer e mexer muito bem, para que tudo esteja envolvido.
Dividir a mistura em dois tabuleiros e levar ao forno por 30 minutos. Mexer de 10 em 10 minutos, para que a mistura fique toda dourada. Nos últimos 10 minutos, pode adicionar os arandos e groselhas.
Deixe arrefecer por completo (não salte esta parte!) e quando a mistura já estiver fria, guarde num recipiente hermético. Cá em casa a mistura aguenta-se cerca de 1 mês, impecável.
Anna Jones trabalhou com o famoso chef britânico Jamie Oliver durante diversos anos e as receitas do seu livro são acessíveis, saborosas e muito bem explicadas. Recomendaria este livro a quem se estiver a interessar por cozinhar mais e quiser enveredar por receitas mais saudáveis, sem cair em fundamentalismos.