Receita: Guisado de Lentilhas Puy com Cogumelos, Miso e Abóbora de Amelia Freer

Mas que bom que isto é!!! É uma receita de festa, mas de execução fácil. Amelia Freer partilha-a no seu novo livro de receitas e para mim é ideal para um jantar.

Amelia Free entrou na minha vida há cerca de dois anos. Mesmo após 730 dias ainda não me fartei dela. Começou como assistente pessoal do príncipe de Gales, mas trabalha agora como terapeuta nutricional. Após ter engolido o livro já traduzido em português Comer. Nutrir. Brilhar , estou a devorar o seu  primeiro livro de receitas Cook. Nourish. Glow. Como em tudo na minha vida, não consigo senão ser ambiciosa e, assim, após ter folheado o livro acabei por escolher esta receita como primeira experiência. Só após ter feito o Guisado de Lentilhas Puy com Cogumelos, Miso e Abóbora é que reparei que se inseria no capítulo de “Entreter”. Ou seja, numa terça à noite acabei por escolher uma receita pensada para receber amigos ou família… o resultado foi que jantámos 30 minutos mais tarde, mas ainda assim valeu a pena. O caldo é delicioso e o miso potencia o seu efeito terapêutico porque é rico em enzimas, vitamina B12 e proteína. 

Ingredientes
250 g de lentilhas puy
8 cogumelos shiitake secos
½ cebola, às rodelas
1 dente de alho, sem casca
10 cm de alga kombu
250 ml de caldo de galinha (usei de vegetais)
2 colheres de chá de tamari
10 g de óleo de coco
60 g de castanhas, pré cozinhas em vácuo (não utilizei, porque me esqueci)
200 g de abóbora verde (não tinha, por isso usei hokaido)
1 pedaço de gengibre fresco, do tamanho de um polegar, ralado
15 g de miso de arroz integral

Preparação

Preparação
1 dia antes
Cubrir as lentilhas com água e deixar de molho durante a noite. Colocar cos cogumelos shiitake de molho, em 350 ml de água quente.

No dia
Drenar a água das lentilhas e passar por água. Colocar numa panela com a cebola, o alho, os cogumelos shiitake, a água em que demolhou os cogumelos e a alga kombu. Acrescente 150 ml de água adicional, caso as lentilhas não fiquem totalmente submersas.

Deixe ferver, tape e reduza o lume para fervilhar levemente. Cozinhe durante 30 minutos e retire o alho e a alga kombu.

Acrescente o caldo de galinha (ou vegetal), o tamari, o óleo de coco, as castanhas, a abóbora e o gengibre ralado. Certifique-se que os vegetais estão cobertos pelo caldo (acrescente água, caso seja necessário). Junte o miso, tape e cozinhe em lume médio durante mais 15 minutos. Sirva quentinho, de preferência a alguém que adore.