Receita: Pão de Espelta para o pequeno-almoço

É simples e como a fermentação é lenta (muito!) promove uma digestão mais fácil e um sabor mais marcante.

Sou fã do método artisan bread, mas a verdade é que até hoje nunca funcionou a 100% com farinha que não seja trigo. Ao ler o livro Natural, da Joana Alves, deparei-me com a receita que em tempos foi publicado pelo jornal americano The New York Times  e que se tornou praticamente viral. Perfeito é usar sempre uma forma ou panela de barro e tapar para evitar fugas de humidade. Uma coisa é certa: fica com um pão com uma crosta muito estaladiça e um miolo super fofo.

Ingredientes
300 g farinha de espelta integral
150 g farinha de espelta branca
375 ml água morna
¼ c. de chá de levedura seca
1 c. de chá geleia de arroz
½ c. de chá de sal marinho

Preparação
Dissolver a levedura e a geleia de arroz numa taça grande, com a água morna. Cuidado que a água não pode mesmo estar quente, porque senão mata todas as bactérias da levedura e o pão não fermenta. Aguardar cerca de 10 minutos antes de juntar as farinhas e sal.

Misturar as farinhas ao preparado anterior com as mãos. Deverá ficar com uma massa húmida.

Tapar muito bem com película aderente, cobrir com um pano e deixar levedar cerca de 15 horas (a massa deverá ficar com bolhas de ar à superfície). Polvilhar a bancada de trabalho com farinha e esticar a massa em retângulo e depois dobrar a massa em quatro, das extremidades para o centro. Deixar descansar cerca de 15 minutos e colocar numa taça polvilhada com polenta ou farinha (para não agarrar). Tapar a taça e deixar descansar por mais 1 a 2 horas.

Pré aquecer o forno a 250 graus, colocando a forma em que o pão vai cozer lá dentro. Com a forma bem quente, polvilhar com farelo de trigo ou polenta e colocar a massa lá dentro. Levar ao forno por 30 minutos com a forma bem tapada. No final do tempo, destapar e deixar cozer por mais 15 minutos.