A receita de pudim de chia que não falha (e algumas variações)

O pudim de chia é o pequeno almoço perfeito para pessoas com pressa (quase toda a gente) e com pouco tempo de manhã. Carregado de cálcio, fibras e antioxidantes não percebo porque ainda está a comer pão.

Um pequeno almoço rápido e fácil de preparar, o pudim de chia tem fãs a sério, daqueles mesmo obcecados. Na minha opinião, é um vencedor porque normalmente triplico esta receita e é algo que nos permite durante a semana fazer um pequeno almoço saudável ou até um snack a meio da tarde. Como permite múltiplas variações é também ideal para quem se aborrece com alguma facilidade ou exige que a comida seja tão divertida e interessante como a vida em geral.

Quer já pertença ao clube de fãs ou esteja a ouvir falar destas pequenas sementes pela primeira vez, saiba que as sementes de chia são extremamente ricas em fibras, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais. É a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos ómega-3 que se tem conhecimento até à data (por exemplo, é mais rica em ómega-3 que o salmão ou as sementes de linho e tem mais antioxidantes que os mirtilos). Apesar de estar associada à perda de peso, a verdade é que tal facto não está comprovado. Na minha opinião, a chia é uma alternativa ótima para quem não quer consumir grãos refinados, como pão branco.

(para um pote)
Para o pudim
Ingredientes
50 g de sementes de chia
400 ml de leite de amêndoa sem açúcar (pode escolher outro leite vegetal, mas eu gosto mais desta consistência e sabor)
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 pitada de sal marinho

Preparação
1. Colocar as sementes, leite, extrato de baunilha e sal num frasco com tampa, mexer bem e deixar repousar no frigorífico durante a noite.
2. No dia a seguir, a única coisa que precisa é de compor com outros ingredientes (continue a ler).

Variações de toppings
Hipótese 1 – Molho de morango sem açucar
Coloque 200 g de framboesas e/ou morangos (podem ser congeladas), 4 ameixas cortadas aos bocadinhos e um pouco de água num tacho e deixe ferver. Reduza o lume e deixe cozer durante cerca de 15 minutos, até ficar em pasta. Deixei arrefecer e guarde no frigorífico num frasco de vidro.

Hipótese 2 – Fruta
Kiwi cortado, maçã, abacate ou até abacaxi são tudo frutas que ficam deliciosas por cima e podem ser combinadas com a hipótese 1.

Hipótese 3 – Quinoa puff
É uma opção interessante porque oferece uma textura crocante (parecem quase mini pipocas), além de oferecer uma cor diferente, já para não falar do facto de serem uma fonte de proteínas, fibra, ferro, zinco e magnésio. Encontra com os nomes de quinoa expandida ou quinoa puff.

Hipótese 4 – Polvilhar
Cacau, folhas de menta, flocos de coco são algumas das opções que ficam ótimas se polvilhar por cima do pudim de chia, para finalizar.

Se leu até aqui, já percebeu que pode combinar todas estas hipóteses e fica com um pudim de chia de outro mundo. Pode também preparar potes separados, facilitando a gestão durante a semana e permitindo-lhe colocar um pote na carteira quando sai de manhã e já está atrasado para uma reunião ou para ir levar os miúdos à escola.