Tem figos a mais? Como preservar e armazenar
Assaltou uma figueira. Fez um banquete empoleirado na árvore e mesmo assim ainda trouxe figos para casa? Saiba como armazenar preservar os figos que sobraram do assalto que fez à figueira do vizinho
Tudo bem. Não contamos a ninguém. Tem a cozinha a abarrotar de figos e não sabe o que fazer com eles. Assaltou a figueira do vizinho. Deixou-se cair como que por acaso para o quintal de um amigo. Inventou uma desculpa e ficou para trás numa caminhada. E, depois de todo este banquete, ainda veio para casa com uma taça de figos. A única questão agora é que os figos por norma aguentam até dois dias, até no melhor dos frigoríficos. Depois disso, começam a perder nutrientes e corre o risco de alguns ganharem bolor.
Como conservar: congelar
- Comece por escolher os figos que estejam menos moles (esses o ideal é comê-los!). Prepare uma bacia com água e gelo e lave-os. Retire os talos.
- Coloque os figos numa grelha (pode ser a que usa para os bolos arrefecerem) e guarde no congelador por duas horas.
- Passadas as duas horas, coloque as frutas em sacos de congelação (esta opção ecológica é interessante e está à venda na Maria Granel) ou caixas de vidro próprias para congelador. Escreva a data, para saber quando armazenou.
- Os figos podem ficar no congelador até 12 meses, idealmente. Para descongelar, o ideal é retirá-los do congelador e deixar descongelar à temperatura ambiente. São perfeitos para bases de tartes e para bolinhas e barritas energéticas.