DIY: Como fazer pompons de todas as cores e feitios
Fazer pompons não é física quântica, nem sequer exige conhecimentos de matemática aplicada. Basta lã ou fio de algodão, uma tesoura e vontade.
Fazer pompons é capaz de ser o DIY mais prático do mundo e arredores. Dou-vos cinco razões porque deviam estar já com um novelo na mão: 1. é possível levar para todo o lado; 2. se quiserem ir ao restaurante é sempre mais interessante os miúdos fazerem pompons do que ficaram a ver iPad; 3. permite estimular a criatividade; 4. aguça o espírito empreendedor (preparem-se para comprar elásticos de cabelo com pompons); 5. oferece uma confiança deliciosa às crianças, de que são capazes de criar algo.
Há quem faça pompons com cartão, garfos e afins. Eu gosto de usar o fazedor de pompons da Clover, que custa cerca de 6,77 euros.
As regras de que não pode fugir
Se fizer esta atividade com crianças, existem só algumas regras que tem mesmo de respeitar: não existem combinações de cores erradas, se lhe fizerem um colar, uma pulseira, um elástico ou afins com pompons tem de usar, esqueça a confusão. No fim todos ajudam.
Materiais
Tesoura
Lãs
Fazedor de pompons (o da imagem é da Clover)
Como fazer
1. Enrole o fio que escolher à volta das “peças” que se abrem. Quanto mais linha ou lã enrolar, mais farfalhudo ficará o pompon.
2. Depois de enrolar o fio, feche as peças. Corte o fio enrolado com cuidado.
3. Ate com um fio resistente. Pode ser o mesmo fio que usou para fazer o pompon, mas certifique-se que não quebra facilmente.
4. Retire o pompon do Fazedor de Pompons e dê-lhe forma com as mãos. Caso fique com algum fio mais comprido, corte.
5. Use os pompons para o que a sua imaginação estiver pronta. A Olívia adora para colocar nos elásticos (fez um com três pompons), mas pode fazer um colar, usar para decorar uma mala de palha, entre outros.
Se precisar de inspiração recomendo o instagram da rico design e até o site. Adoro também o da Loome, que tem uma parte só de inspiração.