Feijão maduro com ovos é o melhor pequeno-almoço de sempre

Não seja preguiçoso e não se conforme com feijão seco. À espreita na praça, estes feijões que parecem de mármore são perfeitos para um pequeno-almoço robusto e nutritivo.

Durante décadas (e ainda hoje) o feijão é considerado um alimento de pobres. Apesar de ser um ingrediente simples, o feijão pode ser algo belo. O feijão maduro parece de mármore, com veios rosa choque, até ao grená. A surpresa de abrir as vagens e ver os feijões que veem lá dentro é algo que oferece uma satisfação inesperada. São feijões às riscas, pintalgados, todos diferentes. Apetece guardá-los num frasco, como decoração, mas o conselho é mesmo para o cozinhar. Apesar de os feijões depois de cozinhados perderem o seu brilho, as suas cores e padrões gloriosos, o sabor acaba por compensar a perda da estética.

A parte mais deliciosa desta receita, foi que a vi pela primeira vez numa das minhas leituras de fim de semana favoritas, o Financial Times, com a assinatura da Honey & Co. Apesar de parecer uma leitura pouco provável, recomendo a edição de fim de semana do jornal norte americano a qualquer pessoa. O caderno House&Home é um dos favoritos.

Feijões em tosta com ovos soft boiled
Ingredientes
Para o guisado de feijões
500 g de feijão descascado
750 ml de água
2 tomates grandes, cortados em pedaços
1 cabeça de alho (cortar alguns milímetros do topo, para relevar os dentes de alho sem fazer com que a cabeça de alho se desmanche)
2 folhas de louro
3 folhas de salva
1 mão pequena de tomilho
100 ml de azeite
1 colher de chá de sal

Para os ovos
4 ovos (use os ovos frios, diretamente do frigorifico)
1 colher de chá de sal
gelo, para arrefecer os ovos

Para servir
4 tostas de pão sem glúten
Sal para polvilhar

Preparação
1. Colocar os feijões em água a ferver, retirar a espuma e deixar cozinhar durante cinco minutos. Escorrer a água e colocar os feijões na mesma panela.

2. Juntar a água (750 ml), pedaços de tomate, cabeça de alho e folhas de louro. Ate a salva e o tomilho juntos e coloque também na panela.

3. Deixe levantar fervura, retirando qualquer espuma. Acrescente o azeite e o sal e deixe fervilhar lentamente até os feijões ficarem super macios.

4. Retire do lume. Esprema o sumo dos alhos, deite fora a cabeça de alho e remova o ramo de tomilho e salva. Retire também pedaços de pele do tomate que encontrar, assim como as folhas de louro.

5. Prove os feijões. Cozinhe os ovos de forma a que a gema fique líquida.

6. Coloque a tosta no prato, coloque os feijões em cima e finalize com os ovos. Polvilhe com sal e pimenta e sirva.

Nota: Lembre-se que o feijão é uma leguminosa, rico em proteínas, fibra, ferro, cálcio e cobre. Pode guardar o feijão no congelador. Quando o retirar não precisa de demolhar.