Receita: Bagels que resultam

Não tente esta receita durante a semana, a não ser que tenha uma insónia incurável. Para um fim-de-semana de chuva é perfeita. Com ou sem ajuda.

É, sem qualquer dúvida, um projeto de fim-de-semana. A massa precisa de repousar, crescer e ser alvo de muito carinho. Se não se sente com amor para dar, opte por outra receita. Por outro lado, se tem tempo a mais nas mãos ou simplesmente decidiu (mesmo antes de se levantar da cama) que iria passar o dia em casa, então esta é a opção certa. Sempre que fazemos esta receita eu tenho a visão lírica que vão sobrar para o lanche mas o que acontece na verdade é que a maior parte das vezes está toda a gente ao pé do forno, a garantir que têm direito a pelo menos um.

Durante muito tempo tentei diversas receitas, mas até agora esta do Jamie Oliver foi a que resultou melhor. Destaco que a qualidade da farinha faz toda a diferença. Cá em casa optamos por farinha de espelta, normalmente da Bauck Hof, mas a meu ver o que interessa mesmo é que seja de qualidade. Aplicamos o mesmo raciocínio no fermento e alternamos entre Fermipan (que só comecei a usar recentemente), o da Schar e o da Nat-Ali.

(para 12 bagels)
Ingredientes
480 g de farinha para pão
50 g farinha “normal”
7 g de fermento seco rápido
3 colheres de sopa de óleo de grainha de uva (podem usar outro óleo vegetal, desde que tenha pouco odor e pouco sabor)
7 colheres de sopa de mel
1 ovo + 1 ovo ligeiramente batido
Sementes para o topo (as favoritas são sementes de papoila, abóbora e sésamo)

Preparação
1ª parte
Junte ambas as farinhas e o fermento, juntamente com 1 colher de chá de sal.
Num jarro, misture 250ml de água morna (não pode estar muito quente, porque senão mata as bactérias do fermento), o óleo, 3 colheres do mel e um ovo.
Faça um buraco no meio da mistura das farinhas e verta o líquido do jarro lá para dentro. Mexa com uma colher de pau. Se for necessário misture com as mãos.
Coloque a massa numa bancada com farinha e amasse durante 10 minutos, até ficar elástica. Polvilhe com farinha se estiver muito pegajosa.
Unte uma taça grande com óleo e coloque a massa lá dentro. Tape com película aderente e coloque num local quente. Deixe repousar durante uma hora ou até a massa ter duplicado de tamanho.
2ª parte
Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha e dê-lhe alguns murros, dobrando-a com as mãos. Coloque uma panela grande ao lume com água, até esta ferver, juntamente com as restantes 4 colheres de mel.
Pré aqueça o forno a 180 C.
Divida a massa em 12 pedaços e forme bolas. Fure o centro com os dedos, para criar um anel. Precisará de esticar bem o buraco, porque a massa terá tendência em diminuir quando cozinhada.
Coloque um pano de cozinha num tabuleiro e forre outros dois com papel vegetal. Reduza o lume. Com uma espátula coloque os bagels na panela com água a ferver, não muitos de cada vez para que não se colem uns aos outros. Deixe cozinhar por dois minutos de cada lado e retire. Coloque no pano de cozinha, para absorver o excesso de água.
Quando tiver cozinhado todos os bagels, coloque-os no tabuleiro de ir ao forno, pincele com o ovo batido e polvilhe com as as suas sementes favoritas. Deixe cozinhar durante 15 a 20 minutos.