Receita de panquecas de espinafres e matcha

Espinafres e matcha criam as panquecas com o verde mais vibrante que já viram, sem ser necessário recorrer a guaches. Sem glúten, são um pequeno-almoço carregado de nutrientes.

Fazer estas panquecas de espinafres é quase como fazer batota e ainda ser premiado por isso. Apesar de a cor poder assustar os mais fracos de coração, tende a ser muito interessante para crianças com queda para cores fortes e fãs de aguarelas. Cá em casa gerou interesse imediato.

Os espinafres estão incluídos na lista dos Dirty Dozen (os vegetais mais afetados por químicos). Se puder opte pelo biológico, para poder beneficiar de todas as suas vitaminas (A, C, K e ácido fólico), fibras, ácidos gordos polinsaturados e minerais (potássio, ferro, magnésio e cálcio). Quanto ao matcha é repleto de antioxidantes e convém comprar de boa qualidade. Pode ir à Companhia Portugueza do Chá ou optar por uma versão mais comercial, mas também de qualidade, como a da Iswari. Se quiser saber mais sobre o mesmo, recomendo O Livro do Chá Matcha, de Louise Cheadle e Nick Kilby, editado pela Planeta.

Ingredientes
2 colheres de chá de matcha em pó
60g de espinafres
100 ml de leite de amêndoa
200 g de farinha de aveia
2 colheres de chá de xarope de ácer (se preferirem podem retirar)
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
3 ovos
20 g de óleo de coco derretido

Preparação
1. Coloque o matcha em pó, os espinafres e o leite num processador de alimentos. Triture.
2. Junte ao preparado o resto dos ingredientes, e triture até ficar com uma massa aveludada.
3. Aqueça uma frigideira anti-aderente, e faça as panquecas uma a uma. Cozinhe mais ou menos 2 a 3 minutos de cada lado ou até ficarem douradas.
4. Solte a imaginação e sirva as panquecas com manteiga de amendoim e uvas, framboesas, mel ou iogurte.

nota: pode guardar no frigorífico durante 4 a 5 dias, mas recomendo que aqueça antes de comer (ou me convida para o pequeno-almoço, evitando sobras).