Receita: Molho tomate caseiro

Tudo o que é feito em casa sabe sempre melhor. Sabemos exatamente o que estamos a comer e damos muito mais valor ao que nos colocam na mesa.

Uma das questões que tem sofrido um enorme debate é como vamos alimentar cerca de 9000 milhões de pessoas no futuro. Além de muitas outras leituras (a Wired por exemplo tinha um artigo interessante sobre o futuro da agricultura), a National Geographic também tem abordado o tema e uma coisa é certa: pessoas mais informadas tomam decisões mais correctas.

Cá em casa a missão para consumir  o mínimo de alimentos processados continua. No outro dia estava a ler um artigo aqui e uma médica dizia que aquilo que tínhamos mesmo de eliminar da nossa alimentação eram os aditivos químicos. Que se o nosso organismo não consegue reconhecer aquilo que estamos a comer, fica doente. Inflama. A verdade é que a maior parte de nós (e aqui também me incluo) não sabe exactamente o que está a comer e com o chumbo dos EUA à rotulagem obrigatória dos produtos OGM isto fica ainda mais difícil. A parte mais assustadora de tudo isto é que a par de uma alimentação menos diversificada, também a biodiversidade fica em risco. Por exemplo, no caso do tomate, rico em vitamina C e antioxidantes, os especialistas já debatem até que ponto a manipulação genética e o uso intensivo de pesticidas, incidem ou não na qualidade do produto. Juntamente com os alimentos ingerimos antibióticos, pesticidas e por aí fora. Uma solução? Tentar consumir o mínimo de alimentos processados.

Este é um coração-de-boi e veio do Algarve. Estava  ficar maduro demais e por isso foi transformado em polpa de tomate/ketchup. É uma receita básica, ideal para fazer quanto se tem excedente de tomate, e que permite congelar entre 4 a 5 meses. Costumo colocar em formas individuais e retiro do congelador à medida que preciso. Fica com uma cor linda e evita termos que recorrer a polpa de tomate de compra.

Receita Molho Tomate Caseiro
Ingredientes
12 tomates
1 colher sopa azeite
1 dente alho esmagado
2 cebolas pequenas picadas
1 chávena vinho tinto
2 colheres de sopa de manjericão fresco picado (se não tiverem podem substituir por oregãos frescos)
sal e pimenta

Preparação
Mergulhar o tomate numa panela com água a ferver e deixar 1 minuto. Retirar da água, tirar a pele ao tomate e cortar aos pedaços. Num tacho aquecer o azeite, adicionar o alho e cebola e deixar alourar (ou até ficarem macios). Acrescentar o tomate, o vinho e a ervas aromática. Temperar com pimenta e sal (em caso de dúvida prove!). Deixar ferver durante 30/40 minutos. Pode consumir logo ou congelar.