Receita: bolas energéticas saudáveis

Estas bolas energéticas saudáveis permitem-lhe dizer "oh, bolas" sem qualquer remorso. Vá para a cozinha e faça o suficiente para uma semana de gulodise controlada.

Com toda a minha experiência na cozinha, a gerir crianças e a trabalhar digo-vos que a razão número um para não conseguirmos ter uma alimentação saudável é não termos as refeições planeadas e o frigorífico recheado com opções mais saudáveis. Esqueçam as batatas fritas. Esqueçam o pão. E, esqueçam mesmo, as bolachas. O que está a dar são estas bolas energéticas, perfeitas para um snack mais guloso, embora não tenham açúcar! O melhor é que se podem congelar e são portáteis (mesmo que não queiram assumir que andam de marmita atrás, podem colocar um recipiente na carteira, que nenhum cliente vos vai perguntar se estão a fazer dieta). Existem inúmeras receitas à solta pela Internet, mas eu gosto mesmo desta que adaptei da Carla Oates.

Com as crianças
É também uma receita ideal para fazer com as crianças, porque não só adoram misturar ingrediente, como lhes permite descobrir outros sabores. Na hora de modelar as bolas, o comentário cá em casa é que parece mesmo plasticina, só que podemos comer.

Ingredientes
6 tâmaras Medjol, picadas
125 ml de água a ferver
200 g de grãos de trigo sarraceno
40 g de cacau em pó
100 g de coco
2 colheres de sopa de creme de amêndoa
2 colheres de sopa de tahini
1/2 colher de chá de canela
raspa de uma laranja
pitada de sal marinho
2 colheres de sopa de pepitas de cacau

Cobertura
20 g de cacau em pó
30 g de coco
70 g de pistácio triturados

Preparação
1.
Colocar as tâmaras de molho durante 10 minutos.
2. Torrar os grãos de trigo sarraceno numa frigideira, em lume baixo, durante 3 a 4 minutos. Deixar arrefecer.
3. Colocar as tâmaras, a água a ferver, o cacau em pó, o coco, a manteiga de amêndoa, tahini, canela, a raspa de laranja e o sal num processador de alimentos. Misturar bem até ficar uma pasta.
4. Colocar a mistura numa taça. Acrescentar os grãos de trigo sarraceno frios e as pepitas de cacau. Misturar.
5. Dividir a mistura em 18 porções e modelar em bolas.
6. Passar algumas bolas pelo pistácio outras pelo coco e outras pelo cacau.

As nossas favoritas são as de cacau e as de pistácio. Coloque num tabuleiro no frigorifico durante uma hora. Pode deixar no frigorífico durante cerca de 3 semanas ou pode congelar.